Caminhos do Aprender
Facebook

Cadastre-se

Anterior
Próximo
Caminhos do Aprender Educacional
Parceiros

Fábulas e Contos Infantis

Fábulas e Contos Infantis

 

Aproveite o mês do Folclore e leia a sugestão da Psicóloga e Colaboradora Catarina sobre a importância de trabalhar as fábulas e os contos infantis.
Era uma vez um dragão que soltava fogo pelo nariz .....Quem não se lembra quando criança dos contos de carochinha e das histórias de Chapeuzinho Vermelho e dos três porquinhos? Apesar do mundo infantil, atualmente, ser sinônimo de um mundo virtual, os pais e a escola devem introduzir na rotina das crianças a leitura de fábulas e histórias infantis.
A leitura de contos tem uma importância múltipla para as crianças. Primeiro, pelo valor pedagógico, pois é um momento rico para alfabetização, representando o primeiro contato das crianças com a leitura e a escrita, favorecendo o desenvolvimento do pensamento abstrato delas. E segundo, pelo psiquismo, pois os contos se aproveitam dos conflitos entre fadas e bruxas, entre gigantes e heróis, para diferenciar o bem e o mal, ou seja, os contos de fada contribuem para a formação do caráter da criança.
Essas histórias tratam de experiências do cotidiano e expressam a condição humana frente a vida. Por isso, além de contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita, os contos de fadas têm grande importância para a formação do caráter da criança. Possibilitam ao leitor extrair do livro sua própria moral da história e incorporar os ensinamentos em suas atitudes. Portanto, leiam para as crianças e estimulem –os a lerem.


Catarina Andrea S Teixeira Azevedo
Psicóloga clínica e neuropsicóloga
Tel: 2673-0009